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quarta-feira, 10 de julho de 2013

MÚSICA: ENVOLVENDO RITMO E SOM NA APRENDIZAGEM


Música: Envolvendo Ritmo e Som na Aprendizagem

APRESENTAÇÃO
           
            A música na educação infantil vem, ao longo do tempo, atendendo a vários objetivos, tem sido em muitos casos, suporte para atender a vários propósitos, como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos.
A música está presente em diversas situações da vida humana. Nesses contextos, as crianças entram em contato com a cultura musical desde muito cedo e assim começam a aprender suas tradições musicais.
A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.

            O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil do Ministério de Educação e Cultura (1998) recomenda a iniciação musical na Educação Infantil e dá ênfase à escolha do repertório, como uma das chances que o professor tem de ampliar a visão e a audição do mundo do aluno.

JUSTIFICATIVA

A presença da música na educação dos alunos é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos através do fazer musical desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a auto-estima.
Portanto, a utilização da música toma-se relevante porque trabalha conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa.
            Realizar esse tipo de trabalho ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória. Ao trabalhar a letra da música o aluno interpreta, questiona, troca ideias com o grupo e realiza atividades referentes à mesma trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.
OBJETIVOS
 GERAL:
            Despertar no aluno a interpretação da música baseada no conhecimento e na experiência de vida que a criança já possui.

ESPECÍFICOS:
Ø  Desenvolver a coordenação motora por meio das confecções de instrumentos musicais;
Ø  Apresentar diversos tipos de sons/instrumentos;
Ø  Trabalhar habilidades rítmicas;
Ø  Criar paródias com repertório do cotidiano da criança;
Ø  Classificar os instrumentos musicais quanto à variedade dos sons;
Ø  Confecção do livro com músicas;
Ø  Desenvolver atividades envolvendo a música e a dramatologia.

CONTEÚDOS:
Ø  Confecção e manuseio de instrumentos musicais;
Ø  Dobraduras;
Ø  Confecção do livro;
Ø  História com sonoplastia;
Ø  Pinturas de desenhos relacionados a música trabalhada;
Ø  Dramatização;
Ø  Músicas;
Ø  Desenho livre;
Ø  Listagem de palavras;
Ø  Recorte e colagem;
Ø  Escrita do nome;
Ø  Oralidade musical;
Ø  Vogais;
Ø  Letras iniciais;
Ø  Ritmo/melodia;
Ø  Desenho direcionado;
Ø  Formas geométricas;
Ø  Sequência numérica;
Ø  Contagem;
Ø  Cores;
Ø  Literalidade;

Ø  Conceitos básicos.











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